Hugo Alcântara

Hugo Âlcantara_200x533

Olá, sou o Hugo Alcântara, tenho 37 anos de idade e sou guia turístico de profissão.

 

 

CURIOSIDADES DESPORTIVAS

Qual foi o teu primeiro rali?

Foi o Rali da Ribeira Grande, edição de 2004, em que tripulei um Peugeot 205 GTI e fui navegado pelo André Gouveia

 

E o melhor resultado desportivo na carreira?

Venci o Rali da Lagoa de 2005, entre os condutores de VSH Veículos Sem Homologação, ao volante do meu Peugeot 205, com o André Gouveia como navegador. No entanto, recordo também, com orgulho e saudade, o terceiro lugar na grelha de partida das 24 hrs de Le Mans em karting, no meio de 78 equipas, o que considero também uma grande prestação

 

Se tivesses que nomear um carro de rali como de sonho, qual seria?

O Audi S1 Grupo B! Coisas de quem gosta de ralis… (risos)

 

O rali em que gostavas mesmo de participar e que papel pretendias desempenhar?

O Monte Carlo Rallye, devido à imprevisibilidade de cada metro, tornando-o assim no rali mais difícil do mundo! 

 

Aquela ‘estória’ nos ralis que sobressai sobre as restantes e que vai dar (ou já deu) para contar aos netos?

Incrível como as coisas são, sendo o rali o meu desporto de eleição, não por escolha minha, mas porque quando nasci já veio incluído no pacote :)

A verdade é que um dia após a minha nascença, o meu pai seguia para o continente para treinar um rali com o João Tavares no primeiro carro de rali que andei, a bomba amarela, Opel Ascona 400.

Já nasci com a velocidade e a competição no sangue, felizmente por um lado, mas infelizmente por outro, pois é um desporto caro e por isso muitas vezes, torna se difícil de concretizar os nossos desejos e projetos desportivos.

Mas nunca parar de sonhar!

Uma gira e curiosa ‘estória’ e situação, é que a palavra “Alcântara” pode-se encontrar no interior dos atuais carros de ralis do Campeonato do Mundo (WRC), em carros Fórmulas e outros desportivos, pois algumas das melhores baquetes/bancos desportivos são feitas com o tecido “Alcântara” inventado pelo meu tio-avô…Fernando d’Alcântara! Foi também ele, Fernando d’Alcântara, o primeiro representante da Ford em Portugal, onde na apresentação do primeiro “Ford T” no nosso país, teve a habilidade e a coragem de subir e descer as escadarias de uma igreja em Coimbra, o que ficou registado em fotografia e texto num jornal da época…

 

 

OUTRAS CURIOSIDADES

Hobby(ies, para além dos ralis)

Procuro fazer algum exercício físico e manter uma estabilidade mental para melhor encarar os desafios da vida. Qualquer coisa com volante… tento ser o mais rápido possível. Trabalhar na terra e procurar colher o que semeio, artes em geral, se bem que a música é fundamental. Animais, apreciar a natureza, fotografia, conviver com amigos são alguns dos hobbies preferidos…

Hugo Alcântara no Play/AutoAçoreana Rali 2020 (Foto Nuno Alves)

Hugo Alcântara no Play/AutoAçoreana Rali 2020 (Foto Nuno Alves)